O parapente no Brasil

16/07/2010 20:12

O Parapente surgiu no Brasil em meados da década de 80. As primeiras experiências foram realizadas por pára-quedistas que adaptaram seus pára-quedas para decolar de encostas. Alguns destes vôos foram realizados em 1986, a partir da Pedra da Gávea e com pouso na Praia do Pepino, em São Conrado.

Em 1988, o suiço François Knebel trouxe o primeiro parapente para o Brasil e ensinou alguns alpinistas, pára-quedistas e voadores de asa que começaram a voar da rampa da Pedra Bonita. Os primeiros pilotos brasileiros de parapente foram Ruy Marra, Bruno Menescal, Daniel Schmidt, Luiz Otávio Menezes Filho, Patrick Bredel, Antônio Lage e Andréa Lima Duarte.

O 1° Campeonato Brasileiro de Parapente foi realizado em 1989 na rampa da Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e teve como campeão o piloto Bruno Menescal. A primeira participação de equipe brasileira de parapente em campeonatos mundiais aconteceu no mesmo ano, na Áustria.
A prática do vôo livre evoluiu bastante no Brasil desde que os primeiros aventureiros iniciaram seus vôos nos céus de São Conrado, em 1974. Atualmente, a ABVL possui afiliadas em 11 estados e o vôo livre é praticado por mais de 2.500 pilotos que se utilizam de um grande número de rampas espalhadas por todo o Brasil.

O clima tropical e o relevo variado do imenso território brasileiro aliado ao espírito aventureiro do voador permitiu que diversos locais fantásticos para o vôo livre fossem explorados. São Conrado, os berços do vôo livre brasileiro, ainda atrai muitos pela oportunidade de se voar sobre as matas, montanhas e praias do Rio de Janeiro. Governador Valadares, em Minas Gerais, é mundialmente conhecida por suas térmicas abundantes, vôo em todas as direções, facilidade de resgate e receptividade de sua gente aos voadores. Quixadá, no Ceará, se afirma como um dos melhores locais do mundo para a quebra de recordes de distância livre. No Planalto Central está Brasília, a Capital Federal, que com seu clima seco gera térmicas fortes e grandes “cloud-streets”. Brasília irá sediar o Mundial de Asa Delta em 2003.

O Vôo Livre brasileiro se aproveitou da evolução de seus pilotos e das enormes possibilidades de vôo existentes no país para ocupar uma posição de destaque no cenário mundial. Na modalidade de asa delta, o Brasil já conquistou um campeonato mundial individual, com Pepê Lopes, em 1982, no Japão; um vice-campeonato mundial individual e por equipes, em 1991, no Brasil. Em 1999, a equipe brasileira conquistou o campeonato mundial por equipes, na Itália e, em 2001, na Espanha, sagrou-se novamente vice-campeão mundial. Na modalidade de parapente, o Brasil já conta com pilotos com participação destacada na Copa do Mundo de Parapente e nos campeonatos mundiais.

Contato

Caparaovoolivre

a_simione@hotmail.com

Pesquisar no site

 

quer fazer um voo duplo? é hora de tirar os pés do chão.

 

Como é bom voar. É como viver no paraíso, perto de Deus. Esquecendo seus problemas e curtindo a paisagem. Voe e seja felizzzz!!!!

 

  

  

 

 

Enquete

O que você acha do vôo livre?

www.caparaovoolivre.webnode.com.br

Crie um site grátisWebnode

site criado na finalidade de incentivar os que simpatizam com o esporte radical.